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Setor QUANDO? Planejamento de Marketing digital : Como criar um planejamento que realmente dá resultado?

Setor QUANDO? Planejamento de Marketing digital : Como criar um planejamento que realmente dá resultado?

QUANDO?
Você já está fera e sabe quem é seu cliente, mas ele sabe quem é você? A jornada do consumidor ira nos dizer.
O nosso foco agora é o quando. A jornada é literalmente o processo em que um cliente em potencial passa até se tornar uma real cliente, é através dela que o anunciante decide falar com ele.
Antigamente ficavamos visualmente nas paisagens e em todos os locais, placas outdoors a nossa volta, mas depois que o Smartphone foi lançado isso reduziu praticamente em 80%, o consumidor hoje fica mais de 6 horas por dia no smartphone navegando no facebook, instagram, linkedin, youtube, basicamente nas midias digitais em geral.
Hoje se você for focar em Outdoors estará perdendo dinheiro, pois por exemplo, sua familia de 5 adultos vão viajar, sendo que 1 deles está dirigindo focado no transito e os outros 4 estarão navegando no celular.
A jornada

O que você anuncia pode chegar ao cliente de várias formas:

Pelo buscador Pelo facebook Pelo Email

 

Muitos definem a jornada do consumidor como um funil, um caminho direto, desde a descoberta do produto até a aquisição. Mas já não é mais bem assim!

Vamos supor que um possível cliente está procurando por um inalador em um grupo do facebook  que seja voltado para bebê.

Enquanto aguardava a resposta dos colegas de grupo no facebook, pesquisou no google por “inalador”

Analisando os preços do produto ele chega na decisão de comprar o mais barato:

Mas primeiro vai olhar as valiações pela internet do produto:Percebe que o produto desejado ainda não tinha sido avaliado por nenhum cliente, então o cliente decide trocar o produto escolhido, o mesmo pesquisa por inalador no buscapé e analisa todas as opções:

No outro dia no horario de almoço vai a uma loja fisica mais proxima para olhar o produto de perto e gosto muito, mas tarde nesse mesmo dia pega seu iphone e compara preços entre várias lojas virtuais que tem no mercado e finalmente no fim do dia ao chegar em casa pega seu notebook e compra no site melhor avaliado com o melhor preço, no fim das contas nem precisou olhar a resposta dos colegas de grupo onde havia pedido opiniões, sendo que ele mesmo conseguiu as respostas para suas perguntas. Alem disso como vê não é uma jornada direta desde a descoberta até a compra como dizem alguns e por esse motivo os publicitários trocaram o termo de funil para jornada do consumidor é mais exato do que um funil. A maioria dos consumidores não seguem uma reta, mas dá varias voltas.

Há várias maneiras de definir as etapas da jornada do consumidor. Nesse curso vamos dividir a jornada do consumidor da seguinte maneira: Descoberta, interesse, desejo, ação e pós-ação:

 

 

Lembre que a jornada do consumidor não tem um caminho reto como um funil, ela pode ir e voltar , dar várias voltas até chegar na ação.

O cliente por ir e voltar por uma mesma entrada varias e varias vezes até chegar no ponto de ação e a interação com o cliente pode chegar em diversos pontos .
É importante entender o caminho do cliente, para saber como chegar a ele em todos ou na maioria dos estagios.

O marketing que você faz para conhecerem você é diferente do que faz a quem já conhece ou já comprou com você.

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